Após a colheita cerimonial descrita na mishná anterior, esta mishná detalha todo o processamento da cevada para a oferenda do Ómer: como tostar os grãos, como moê-los e peneirá-los até chegar ao issarón exato, o destino do excedente, e o rito completo da oferenda no altar.
Colheram-na e a puseram em cestos, trouxeram-na ao pátio, e a chamuscavam ao fogo, para nela cumprir o preceito do tostado — palavras de Rabi Meir. E os Sábios dizem: com canas e com talos de couve a debulham, para que não se esmague. Punham-na no abuv, e o abuv era perfurado, para que o fogo agisse sobre ela por inteiro. — Há uma disputa sobre a técnica de preparo: para Rabi Meir, chamuscava-se a cevada ainda nas espigas diretamente ao fogo, cumprindo o preceito bíblico do grão “tostado ao fogo”; os Sábios, porém, primeiro debulhavam os grãos com canas úmidas e talos de couve — não com um bastão, para não esmagá-los —, e só depois os tostavam num recipiente perfurado chamado abuv, que deixava o fogo alcançar todo o grão.
Espalhavam-na no pátio, e o vento soprava sobre ela. Punham-na num moinho de grãos grossos, e dela extraíam um issarón peneirado por treze peneiras, e o restante era resgatado e comido por qualquer pessoa. E é obrigado na chalá, e isento dos dízimos. Rabi Akiva o obriga tanto na chalá quanto nos dízimos. — Depois de tostada, a cevada era espalhada ao vento para secar, moída num moinho próprio para grãos grossos — de modo a não moer a casca junto com a farinha — e peneirada treze vezes até render exatamente um issarón para a oferenda; o excedente era resgatado do estatuto sagrado e podia ser comido por qualquer pessoa, ficando sujeito à separação da chalá mas isento dos dízimos, já que fora processado enquanto ainda pertencia ao Templo — opinião da qual Rabi Akiva discorda, obrigando-o também aos dízimos.
Vinha ao issarón, e punha nele o seu óleo e o seu incenso; derramava, misturava, elevava, aproximava, tomava o punhado e o queimava — e o restante era comido pelos sacerdotes. — Descreve-se, por fim, o rito completo da oferenda: o sacerdote acrescentava o óleo e o incenso ao issarón de farinha, derramava mais óleo e misturava tudo, elevava a oferenda, aproximava-a do canto do altar, retirava o punhado e o queimava sobre o altar — e o restante da farinha era alimento reservado aos sacerdotes.
Rambam explica que a interpretação recebida, sobre a qual não há controvérsia, é que o versículo “e se trouxeres oferenda de primícias ao Eterno” alude à oferenda do Ómer, e a palavra “se” ali não é opcional, mas conjuntiva — significando “e quando trouxeres a oferenda de primícias, essa oferenda será de espiga tostada ao fogo”. Rabi Meir entende que não é preciso tostar por completo, bastando que toque o fogo, por isso obriga a chamuscar os grãos ainda nas espigas; os Sábios dizem que não se deve aproximá-los do fogo antes de debulhá-los, pois estando úmidos se desfariam e se estragariam na debulha — por isso os tostam depois de debulhados, num recipiente perfurado chamado abuv. Rabi Akiva sustenta que, embora se colha toda a quantidade, a intenção do colhedor é apenas para o Ómer, e por isso o excedente, a seu ver, é obrigado nos dízimos; os Sábios dizem que, uma vez concluído o processamento e tratado como coisa sagrada, o excedente não é obrigado nos dízimos. E a halachá não é como Rabi Meir nem como Rabi Akiva.
Bartenura explica que “chamuscavam-na ao fogo” se fazia ainda nas espigas, para nela cumprir o preceito do tostado; e que os Sábios primeiro debulhavam — não como se debulha o grão seco, com um bastão, mas com canas úmidas e talo de couve, para não esmagá-lo — e só depois cumpriam nele o preceito do tostado. “Punham-na no abuv”, pois os Sábios entendem que, se a chamuscassem diretamente ao fogo, não se chamaria “tostada” — e a halachá segue os Sábios. “Num moinho de grãos grossos”, que não mói fino, mas grosso, pois, se moessem fino, o farelo da casca passaria pela peneira junto com a farinha. “É obrigado na chalá”, pois a obrigação da chalá depende de a massa ser amassada, e essa massa só é amassada por particular depois de resgatada; “e isento dos dízimos”, porque seu processamento foi feito em posse sagrada. “Rabi Akiva o obriga” refere-se à farinha que sobra do issarón do Ómer, na chalá e nos dízimos — e a halachá não é como Rabi Akiva. “Vinha ao issarón”: primeiro punha o óleo e o incenso, antes de pôr a farinha; “derramava e misturava”: depois de pôr a farinha, como se faz em todas as oferendas; “elevava e aproximava”, pois a oferenda do Ómer requer elevação e aproximação.
Rashi explica que “chamuscavam” se fazia no pátio, ainda nas espigas; e que os Sábios entendem que primeiro debulhavam — não como se debulha o grão seco, com um bastão, mas com canas úmidas e talo de couve, para não esmagá-lo. “Punham-no no abuv” — um utensílio de cobre, esse é seu nome. “De grãos grossos”, pois não moíam fino, mas grosso, como convém à farinha fina. “Treze peneiras” se explica adiante. “É obrigado na chalá”, pois a obrigação da chalá depende do amassar da massa, e o amassar desta é feito por particular depois de resgatada; “e isento dos dízimos”, pois seu processamento foi feito em posse sagrada, e o processamento em posse sagrada isenta dos dízimos.
Rashi explica que, ao chegar ao issarón, primeiro se punha o óleo e o incenso, e depois se derramava e misturava — pois assim é o costume de todas as oferendas: põe-se o óleo primeiro no recipiente, depois a farinha, e torna-se a derramar óleo sobre ela e mistura-se. “Elevava e aproximava”, pois se ensina que a oferenda do Ómer requer elevação e aproximação.