As raízes de uma árvore de um particular que penetram na terra do consagrado, e as do consagrado que penetram na de um particular: não se desfruta delas nem há meilá nelas. A nascente que sai de dentro do campo do consagrado: não se desfruta dela nem há meilá nela. Saiu para fora do campo: desfruta-se dela. A água que está no jarro de ouro: não se desfruta dela nem há meilá nela. Foi colocada num frasco: há meilá nela. O salgueiro: não se desfruta dele nem há meilá nele. Rabi Elazar, filho de Rabi Tzadok, diz: os anciãos costumavam colocar dele em seus lulavim.
A mishná trata de bens cuja origem e localização não coincidem. Quando as raízes de uma árvore comum penetram no solo consagrado, ou as de uma árvore consagrada penetram no solo de um particular, a mishná segue a árvore, não o solo em que a raiz se encontra — e por isso, em ambos os casos, não há nem proibição de desfrute nem meilá, pois a raiz pertence à árvore de onde brota, ainda que fisicamente atravesse território de estatuto diferente. Já a nascente que brota em terreno comum mas passa por dentro de um campo consagrado segue a lógica inversa: enquanto flui dentro do campo do consagrado, não se pode desfrutar dela nem há meilá — pois embora a água em si seja comum, ela ainda não “saiu” do domínio físico do consagrado; mas assim que sai para fora do campo, pode-se desfrutar dela livremente, pois já não está mais dentro do território consagrado. O terceiro caso trata do ritual do nissuch hamáim, a libação de água em Sucot: a água trazida do Shilôach e guardada num jarro de ouro comum, ainda não consagrado para esse fim, não tem meilá; somente quando é colocada no frasco de ouro especificamente consagrado ao serviço é que passa a ter meilá plena. Por fim, o salgueiro (aravá) colocado junto ao altar durante os sete dias da festa não tem meilá nem se desfruta dele — mas Rabi Elazar, filho de Rabi Tzadok, relata que, antes de o ramo ser colocado junto ao altar, os anciãos costumavam retirar dele galhos para usar em seus próprios lulavim, mostrando que, até aquele momento, o salgueiro ainda não havia adquirido a santidade que o tornaria proibido.
Rambam explica que, quando há entre a árvore de um particular e o campo consagrado dezesseis côvados ou menos, não se desfruta nem há meilá nas raízes que penetram no campo consagrado; mas se há mais de dezesseis côvados entre os dois, há meilá nelas, pois deixam de ser consideradas parte da árvore e passam a ser tidas como pertencentes ao campo consagrado — e a mesma regra, invertida, vale quando a árvore é do consagrado e o campo é de um particular. E o que diz “a água que está no jarro de ouro” alude à água que se liba sobre o altar na festa de Sucot, como já explicamos no quarto capítulo de Sucá; e diz que ela não se conta entre as libações consagradas, havendo meilá nela, até que seja colocada no frasco de ouro. E quando cresce um salgueiro no campo do consagrado, por não ser vendável nem próprio a coisa alguma, não se desfruta dele nem há meilá segundo todos; e o que disse Rabi Elazar, filho de Rabi Tzadok, de que é permitido desfrutar dele, não é a halachá.
Bartenura explica, sobre “as raízes de uma árvore de um particular que penetram na terra do consagrado, não se desfruta delas nem há meilá”: pois seguimos a árvore. E isto vale quando entre a árvore de um particular e a terra do consagrado não há mais de dezesseis côvados; mas se há mais de dezesseis côvados entre elas, há meilá nas raízes que crescem no campo do consagrado. Sobre “a nascente que sai de dentro do campo do consagrado”: por exemplo, uma nascente comum que brota em campo de um particular, mas que se estende e passa por dentro do campo do consagrado. Sobre “a água que está no jarro de ouro”: a respeito da libação de água, enchia-se um jarro de ouro ainda não consagrado com água do Shilôach, e nessa água não se desfruta nem há meilá, pois ela não se consagra para a libação de água a ponto de gerar meilá até que seja colocada no frasco de ouro, que é o utensílio consagrado. Sobre “os anciãos costumavam colocar dele em seus lulavim”: no início, antes de o ramo ser fincado junto ao altar.
Rashi explica, sobre “raízes de árvore de um particular que penetram na do consagrado, não se desfruta delas nem há meilá”: pois seguimos a árvore, e a árvore está fundada em terra de um particular. Sobre “e as do consagrado que penetram na de um particular”: também não há meilá nem se desfruta delas, já que sua raiz principal está fundada em terra do consagrado. Sobre “a nascente que sai dentro do campo do consagrado”: pois a nascente brota de dentro de um campo comum, mas sai e se estende dentro do campo do consagrado — e, enquanto está dentro do campo do consagrado, não se desfruta dela.