Oito parágrafos sobre a segunda parashá do Sêfer Shemot. No Volume I: a repreensão do Eterno a Moshé, que era, na verdade, suave e passageira como a de um pai que se ira mas ama; os quarenta e cinco esclarecimentos que ainda faltavam a Israel antes da redenção final, aludidos no vav cortado do pacto de paz de Pinchás; o dito popular do Midrash sobre a acácia e os espinhos, que revela a vantagem oculta em Faraó; e as sete pragas do Egito, cada uma correspondendo a um dos sete atributos que o Eterno odeia segundo o versículo de Mishlé. No Volume II: o que o Eterno mostrou a Moshé com o Nome Havayá, que nem os patriarcas conheceram, e a prova de que Israel ainda não estava purificado; o casamento de Aharon e o de Elazar, que gerou Pinchás, à luz de “luz é semeada para o justo, e para os retos de coração, alegria”; a praga do arov e a promessa “e farei distinção naquele dia”, entre a redenção e o resgate, segundo o Arizal; e a distinção que o Eterno fará, no futuro, entre o bem e o mal no pensamento de Israel — Volumes I e II do Sefaria, hebraico e português lado a lado.
"E falou Elokim a Moshé, e disse-lhe: eu sou o Eterno" (Shemot 6:2). Depois que Moshé, nosso mestre, que a paz esteja sobre ele, falou suas palavras contra o Eterno, bendito seja, por isso o Eterno, bendito seja, lhe deu uma repreensão; e este é o sentido da expressão "e falou" (vaidaber), que é uma expressão dura — também o nome "Elokim" ensina sobre isto —, mas logo em seguida "e disse-lhe": isto é como um homem que se ira contra seu companheiro, mas o ama, e quando o vê parado, atônito e temeroso, então lhe insinua que toda a sua ira não era senão aparente. E assim é o assunto de "e disse-lhe: eu sou o Eterno", porque "dizer" é uma expressão suave — isto é, que sussurrou a ele que não estava com raiva, Deus me livre; e este é o sentido de "eu sou o Eterno", porque o Nome Havayá, bendito seja, é cheio de misericórdia, e a repreensão com que te repreendi não foi senão aparente, e não temas em absoluto.
"E falou Elokim a Moshé... e apareci..." (Shemot 6:2–6:3). Isto é, depois que Moshé, nosso mestre, que a paz esteja sobre ele, disse ao Santo, bendito seja: "não está em teu poder redimir Israel imediatamente? E por que fizeste mal ao ordenar esta ordem?" — a isto o Eterno lhe disse que fosse a Israel, e não o ouviram. E o Santo, bendito seja, mostrou a Moshé: vê, que ainda não se completou o esclarecimento, e ainda não chegou o tempo de concluir a redenção; e por isso é dito depois "estes são os cabeças da casa de seus pais" e sua genealogia, e encontraram-se quarenta e cinco cabeças dos milhares de Israel; e mostrou-lhe que também estes quarenta e cinco cabeças ainda precisavam de mais esclarecimentos, até o último, que é Pinchás, ainda que parecesse que se esclareceu em tudo, até que mereceu o pacto de paz do Eterno; e depois de um tempo revelou-se a ele que ainda precisaria de mais esclarecimento, porque o vav de "shalom" é cortado. E esta parashá obriga temor a todos os grandes de Israel; e este é o sentido de (Devarim 10:12): "que pede o Eterno teu Deus de ti, senão temer" etc. — alude aos quarenta e cinco tipos de temores.
"Vai, fala a Faraó, rei do Egito" etc. (Shemot 6:11). No Midrash (Tanchuma, Vaerá 2): o dito popular diz: "da acácia não há proveito, senão dos espinhos." Explicou o Midrash: eis que Faraó não ouviu a Moshé, e também a respeito de Israel está escrito "e não ouviram" etc.; e isto é "da acácia não há proveito" — isto é, uma árvore boa, chamada acácia, da qual nada se pode fazer, e não há proveito dela; "senão dos espinhos" — isto é, de uma árvore cheia de espinhos —, disto se reconhece a vantagem da árvore da acácia; porque o espinho fere, e a acácia, ainda que dela nada se possa fazer, contudo não fere e não causa dano algum. Assim é a diferença: ainda que Israel também não o tenha ouvido, isto não foi senão por impaciência de espírito, mas depois o ouviriam; e Faraó insultou e blasfemou, e por meio dele se reconhece a vantagem dos filhos de Israel.
O assunto das sete pragas que há nesta ordem. Elas correspondem ao versículo (Mishlê 6:16): "seis coisas odeia o Eterno, e sete são abominação de sua alma." E isto saberás: que todos os castigos que há no mundo, mesmo entre os idólatras — como quando, às vezes, rebaixam um príncipe e dão o governo a outro —, tudo provém dos maus atributos mencionados no versículo "seis coisas odeia o Eterno" etc.; veja ali. Complemento. Apenas que Shelomó pensou em ordenar os pecados, por isso ordenou primeiro o pecado leve e depois o grave; e aqui, quando o Egito foi castigado por todos estes pecados que estavam enraizados em seu coração, foram castigados primeiro pelo grave. A praga do sangue corresponde a "o que semeia discórdias entre irmãos", porque o principal afastamento do Eterno, bendito seja, é o atributo da ira; pois, ainda que o desejo também afaste do Eterno, ainda assim é possível encontrar nele algum bem, mas o atributo da ira é o mais afastado do Eterno, bendito seja. E, contra "a testemunha falsa que sopra mentiras", foi a praga das rãs, porque os egípcios sopravam mentiras contra Israel — que a expressão "sopra" ensina isto, que toda coisa pequena eles sopravam e a engrandeciam; porque em Israel a lei é que, mesmo quando alguém vê seu companheiro pecar, e não há testemunhas na coisa, apenas ele sozinho viu, é proibido a ele contar — pois este é o caso do incidente de Tuviá que pecou (Pessachim 113b); e é porque, quando não há testemunhas na coisa, então isto é sinal de que o Eterno não quer a publicação do pecado, e quer escondê-lo neste mundo, e por isso é proibido publicá-lo; mas eles publicavam muito, por isso veio sobre eles a praga das rãs, que também elas coaxam e gritam, e os egípcios não podiam fazer ouvir sua própria voz. E, contra "os pés que se apressam a correr para o mal", foi a praga dos piolhos; porque a respeito de Israel está dito (Yeshayá 1:21): "a justiça se hospedava nela" — isto é, que deixavam o julgamento pernoitar mesmo numa coisa em que sabiam que a razão estava com eles; ainda assim não se apressavam, porque queriam considerar e encontrar ainda mais mérito. E os egípcios eram o contrário: apressavam-se a afligir Israel; mas o Eterno, bendito seja, em Sua compaixão os guardou, e eles nada conseguiram, mesmo com sua pressa; e, contra isto, foi a praga dos piolhos, porque numa criatura pequena também se encontra rapidez de movimento, mas o que ela pode fazer com toda a sua rapidez, se é pequena? E, contra "o coração que trama pensamentos de iniquidade", foi a praga das feras, porque tramavam conselhos para prejudicar Israel; por isso foi a praga do arov — mistura de feras más — contra a mistura de pensamentos maus que havia em seu pensamento; e por isso é dito na praga do arov: "e separarei... para que ali não haja mistura de feras" — isto é, que o Eterno esclareceria que não se encontrava em Israel nenhuma mistura em seu pensamento. E contra "as mãos que derramam sangue inocente", foi a praga da peste. E contra "a língua mentirosa", é a praga das úlceras, porque ousaram o rosto com palavras de mentira, por isso se envergonharam, como está escrito: "e os magos não puderam ficar de pé diante de Moshé". E contra "os olhos altivos" — isto é, que se orgulhavam de si mesmos, de que tinham influência sobre todo o bem —, mostrou-lhes a praga do granizo; porque a principal influência neste mundo é a chuva; vede como a chuva que vem de vosso lado é granizo. E por isso esta praga foi feita por meio de Moshé, nosso mestre, que a paz esteja sobre ele, como está escrito "estende tua mão", porque Moshé, nosso mestre, que a paz esteja sobre ele, era esclarecido nesse atributo, como está escrito (Bamidbar 12:3): "e o homem Moshé era muito humilde" etc.
“E falou Elokim a Moshé, e disse-lhe: Eu sou o Eterno, e apareci a Avraham, a Yitzchak etc., e por Meu nome, Eterno, não Me fiz conhecer por eles etc.; e também Eu ouvi etc.; por isso dize aos filhos de Israel: Eu sou o Eterno etc.; e não ouviram Moshé, por impaciência de espírito e por trabalho duro” (Shemot 6:2–9). E acima deste assunto está escrito: “E disse o Eterno: por que fizeste mal a este povo” etc. E o sentido disto é que a Moshé, nosso mestre, pareceu que, por causa da dureza da servidão e da grandeza do sofrimento do exílio, o coração de Israel já se havia purificado e eles eram dignos da redenção. Por isso Moshé perguntou: “e livrar não livraste o Teu povo” (Shemot 5:23); e o Eterno, bendito seja, mostrou-lhe que “o homem vê pelos olhos, e o Eterno vê o coração”: que Israel ainda não se havia completado (isto é, ainda não estava plenamente purificado). E isto é o que lhe revelou a luz a partir do Nome Havayá, bendito seja, ao dizer “Eu sou o Eterno”, pois não há como avaliar a grandeza da preciosidade do Nome Havayá, bendito seja, a ponto de que nem mesmo aos santos patriarcas Eu Me dei a conhecer por este Nome. E como está no Zohar Hakadosh (Mishpatim 96a): “salvo o Nome único, escolhido entre todos os demais nomes, que Ele deu em herança ao povo único, escolhido entre todos os demais povos; e é o Nome Havayá, como está escrito (Devarim 32:9) ‘pois a porção do Eterno é o Seu povo’, e está escrito (Devarim 4:4) ‘e vós, os que vos apegais ao Eterno’: neste mesmo Nome, mais do que em todos os demais nomes.” E é isto que o Eterno lhe provou com uma prova verdadeira: que, se fosse como as suas palavras, que Israel estava purificado em plenitude, então, quando lhes desses a conhecer a preciosidade do Nome Havayá, bendito seja, eles teriam de ouvir-te e apegar-se a Ele. E é isto que o Eterno disse: “por isso dize aos filhos de Israel: Eu sou o Eterno” (Shemot 6:6), pois este Nome alude a recompensa e castigo e à construção para sempre, “pois em Yah, o Eterno, está a rocha dos mundos”. E, uma vez que está escrito “e não ouviram Moshé” (Shemot 6:9), daí se vê explicitamente que ainda não se haviam purificado em plenitude, e diante do Eterno estão reveladas as ocultações do seu coração, de que ainda não eram dignos da redenção; e é seguro que, ao chegar o tempo dos amores, não se demorarão nem um instante, como está escrito (Shir HaShirim 2:8): “salta sobre os montes, pula sobre as colinas”.
“E tomou Aharon Elishéva, filha de Aminadav, irmã de Nachshon, por mulher etc.; e Elazar, filho de Aharon, tomou para si das filhas de Putiel por mulher, e ela lhe deu à luz Pinchás” (Shemot 6:23, 6:25). É isto que diz o versículo (Tehilim 97:11): “luz é semeada para o justo, e para os retos de coração, alegria”. “Luz é semeada” para o justo, isto é, as palavras da Torá iluminam o justo, que conduz os seus caminhos segundo os princípios da Torá e deles não se desvia. “E para os retos de coração, alegria”: chama-se “reto de coração” aquele cujo coração é atraído pela vontade do Eterno; ainda que, na aparência, pareça que às vezes se desvia do caminho da Torá, também isso é pela vontade do Eterno. E como está na Guemará (Shabat 56a): “todo aquele que diz que David pecou não é senão errado”. Porque o seu coração era atraído pela vontade do Eterno, e sempre estava de acordo, em seu coração, em ser vencido pelo Eterno. E como está escrito (Tehilim 51:6): “para que sejas justo em Tua palavra, puro em Teu julgamento”, e como está (Sanhedrin 107a; Zohar Hakadosh, Mishpatim 107a): para que não digam: o servo venceu o seu senhor. E é isto que disse Shelomó, o rei, que a paz esteja sobre ele (Shir HaShirim 5:4): “meu amado estendeu a mão pelo orifício, e minhas entranhas se comoveram por ele”; “pelo orifício” designa coisas que não são belas na aparência; também nisto ele visou à vontade do Eterno na profundidade, e é isto “e minhas entranhas se comoveram por ele”. E é isto “E tomou Aharon Elishéva, filha de Aminadav”: pois a porção de Aharon neste mundo é a perfeição em cada ato e ato, de modo a não se desviar dos princípios das palavras da Torá, como está na Parte I (parashá Korach, a respeito das varas), e as palavras da Torá o iluminam. E porque o Eterno quis fazê-lo provar da porção de David, o rei, que é chamada “e para os retos de coração, alegria”, por isso o seu casamento foi com a tribo de Yehudá; e por isso está escrito “E tomou Aharon”, pois o seu tomar era belo e esplêndido também na aparência. Mas a respeito de Elazar está escrito “tomou para si das filhas de Putiel”, porque o seu casamento com as filhas de Putiel não era tão belo na aparência, como está no Midrash (Tanchuma, Pinchás 1): que as tribos se levantaram contra ele e disseram: “vistes este filho de Puti” etc.; por isso está escrito “tomou para si”, pois bediavad (depois de consumado) é bom. E isto alude a “meu amado estendeu a mão pelo orifício, e minhas entranhas se comoveram por ele”. E sobre isto está escrito (Mishlé 18:10): “torre forte é o Nome do Eterno; nele correrá o justo e será elevado”: quem se abriga e vem em nome do Eterno tem uma torre forte; mesmo que faça um ato que não é belo na aparência, de modo que pareça que o faz às pressas, ainda assim tem firmeza e torre forte, pois é o Nome do Eterno; ainda que “nele correrá”, contudo está dirigido à profundidade da vontade do Eterno, pois não faz senão o que é a vontade do Eterno, e é isto “e será elevado”: que este ato está acima da apreensão do homem neste mundo. E é isto que foi dito “e ela lhe deu à luz Pinchás”: que o Eterno pôs a Sua própria assinatura sobre este ato, que é muito elevado, como está escrito (Bamidbar 25:12): “por isso dize: eis que lhe dou o Meu pacto de paz”, pois o Eterno pôs a Sua assinatura sobre ele.
“E farei distinção naquele dia a terra de Goshen, sobre a qual meu povo está, para que ali não haja mistura de feras etc.; e porei redenção etc.” (Shemot 8:18–19). Eis que as sete pragas que há nesta parashá correspondem ao versículo (Mishlé 6:16): “seis coisas odeia o Eterno, e sete são abominação de sua alma”, como está explicado na Parte I (parashá Vaera). E a praga do arov (mistura) é contra “o coração que trama pensamentos de iniquidade”, pois o Eterno enviou-lhes a praga do arov para misturar o seu discernimento, de modo que ficassem atarefados com o seu sofrimento e não pudessem pensar mal contra Israel. E está escrito (Yeshayá 53:1): “quem creu em nossa mensagem”, isto é, quem creu que o Eterno nos prometeu “e farei distinção naquele dia”. E como está no Zohar Hakadosh (Shelach 171a): em todo lugar, “naquele dia” é o último dia. E é isto “e farei distinção naquele dia”: que no futuro o Santo, bendito seja, defenderá Israel e revelará explicitamente que não se encontrou no coração de Israel nenhum pensamento de iniquidade. E esta maravilha do mérito virá da fonte da misericórdia, que se chama pidyon (remição), como está no Zohar Hakadosh (Vayishlach 174b): abriu e disse (Iyov 33:23–24): “se há sobre ele um anjo, um intercessor, um entre mil etc., livra-o de descer à cova, achei resgate” etc.; então o Santo, bendito seja, disse “livra-o de descer à cova”, e com tudo isto não voltou de mãos vazias, porque lhe foi dado outro para dominar sobre ele e tomar dele a sua alma etc.; isto é o que está escrito “achei resgate”, para remi-lo. E o assunto é explicado no Arizal, de memória abençoada (Likutei Torá, Yeshayá 1): geulá (redenção) é misericórdia simples etc.; mas o pidyon só se faz com um resgate em lugar da coisa remida, como em “livra-o de descer à cova, achei resgate” etc. E em Likutei Torá (Yirmeyáhu 31) encontra-se que a geulá é maior que a pediá etc., isto é, que pediá alude a que, mesmo que pelo lado do julgamento chegue castigo, o Eterno tem conselhos, como está escrito (Yeshayá 43:4): “e darei um homem em teu lugar”, e é isto que está escrito (Tehilim 130:7–8): “e abundante com Ele é a remição, e Ele redimirá Israel de todas as suas iniquidades”. E esta remição está acima de toda a ordem da conduta e da existência, pois a ordem do alef-bet é a ordem da existência. E até David, o rei, a paz sobre ele, não se encontrava ordem de alef-bet; só David, o rei, a paz sobre ele, começou com a ordem de alef-bet. E o Salmo 34, que é “de David, quando mudou” (Tehilim 34:1), é o primeiro alef-bet, pois o Salmo 25, “de David, a Ti, Eterno, elevo a minha alma” (Tehilim 25:1), não é um alef-bet completo como o Salmo 34. E a letra tav é temotet rasha ra’á (a maldade matará o ímpio) (Tehilim 34:22), que alude, segundo a ordem da existência, à temurá (o que vem em troca): a troca do bem é bem, e a troca do ímpio é mal. E depois está escrito (Tehilim 34:23): “o Eterno redime a alma de Seus servos”; ainda que, pelo lado do julgamento, chegue, Deus livre, castigo, contudo, pelo lado da remição, “não serão culpados todos os que nele se refugiam”, pois esta é uma remição em que, mesmo que a sentença tenha sido decidida e o decreto do juízo tenha saído, o Eterno tem conselhos por meio de resgate e remição, como em “e darei um homem em teu lugar”; e também no Salmo 25, também ali está escrito depois (Tehilim 25:22): “redime, Elokim, Israel de todas as suas angústias”. E esta é a intenção do versículo “e farei distinção naquele dia”: que no futuro o Eterno mostrará que o lugar sobre o qual meu povo está não teve ali arov algum, “e porei remição entre meu povo e o teu povo”.
“E farei distinção naquele dia a terra de Goshen, sobre a qual meu povo está, para que ali não haja mistura de feras” (Shemot 8:18). Isto é, que o Eterno purificará Israel para que não haja neles pensamentos estranhos, como está explicado na Parte I (parashá Vaera): que a praga do arov alude ao pensamento. E a expressão “e farei distinção” significa separação por via de maravilha, de modo que, mesmo em lugar em que o homem conhece por si mesmo as chagas do seu coração, o Eterno distinguirá maravilhosamente o coração de Israel, para separar o mal, para que ali não haja arov (mistura); pois em verdade a raiz de todos os pecados é a soberba, que não reconhece que tudo é do Eterno, como está na Guemará (Berachot 35a): todo aquele que usufrui deste mundo sem bênção comete maal (apropriação indevida), isto é, não reconhece que tudo é do Eterno. E o mesmo nas mitzvot e nas boas ações: se se orgulha delas pelo que reconhece segundo a sua apreensão, então nada tem, pois o interior dos atos das mitzvot está acima da apreensão do homem. Como encontramos em Shelomó, o rei, que foi alicerce e raiz dos atos das mitzvot, a ponto de ter construído o Templo, e contudo disse (Kohelet 7:23): “disse: serei sábio, e ela está longe de mim”, porque a raiz do interior das razões das mitzvot está acima da sua apreensão; e aquilo que está acima do reconhecimento do homem, nele ele não tem aquisição nem mérito. Como está (Hagahot Ashri, Bava Metziá, cap. 2) a respeito de alguém que comprou de um idólatra estanho, na presunção de que era estanho, e vendeu-o a outro israelita, na presunção de que era estanho, e depois se achou que por dentro era todo prata, e o Ra’a de Metz (abreviado no original) o isentou. E é isto que está escrito “e farei distinção naquele dia”: que no futuro o Eterno purificará os pensamentos de Israel, de que todo o seu desejo e vontade eram apenas pelo bem que se encontra na coisa; e, como em Yitzchak, que quis abençoar Esav, esclarecer-se-á depois que todo o seu desejo era o que se encontrava nele na veste, um desejo de vida; e no futuro o Eterno separará todo o mal do bem, para que ali não haja mistura, e isto será por via de maravilha.