Não quebrava nele a perna, mas o perfurava a partir do joelho e o pendurava por ele. Esfolava e descia até chegar ao peito. Ao chegar ao peito, cortava a cabeça e a dava a quem venceu nela. Cortava as patas e as dava a quem venceu nelas. Completava o esfolamento; rasgava o coração e extraía seu sangue. Cortava as patas dianteiras e as dava a quem venceu nelas. Subia à perna direita, cortava-a e a dava a quem venceu nela, com os dois testículos junto a ela. Rasgava-o, e ficava todo exposto diante dele. Tomava a gordura e a colocava sobre o local de degolação da cabeça, por cima. Tomava as vísceras e as dava a quem venceu nelas, para enxaguá-las. E o estômago enxaguavam-no na casa dos enxaguadores, o quanto fosse necessário. E as vísceras enxaguavam-nas, no mínimo, três vezes, sobre mesas de mármore que ficavam entre as colunas.
Depois de atado e degolado, o cordeiro era suspenso para o esfolamento. Em vez de quebrar a perna traseira — procedimento comum entre açougueiros, mas evitado aqui — o sacerdote perfurava a região logo abaixo do joelho e ali pendurava o animal, de modo que a própria canela permanecesse coberta pela pele a ser removida junto com o resto do corpo. Esfolava então de cima para baixo, até alcançar o peito; nesse ponto, cortava a cabeça e a entregava ao sacerdote sorteado para carregá-la à rampa, seguida das patas inferiores. Completava a remoção da pele que ainda restava, e só então rasgava o coração para escoar seu sangue — procedimento necessário para evitar que o sangue coagulado permanecesse no órgão ao ser oferecido. Cortava em seguida as patas dianteiras superiores, subia até a perna direita e a destacava junto com os dois testículos, deixando o animal suspenso apenas pela perna esquerda. Rasgava então o corpo do animal, expondo por completo suas vísceras internas. A gordura proibida (peder) era colocada sobre o ferimento da degolação, na cabeça, cobrindo-o por respeito, para que o sangue não ficasse à mostra. As vísceras eram entregues a outro sacerdote sorteado, para serem lavadas: o estômago, por conter maior quantidade de resíduos, era lavado à parte, na câmara própria para essa finalidade (Beit HaMedichin), enquanto os demais intestinos eram enxaguados pelo menos três vezes sobre mesas de mármore situadas entre as colunas do matadouro, no pátio do Templo.
Rambam observa que já se explicou, a propósito de Yom Kipur, que a expressão merek designa a conclusão de uma ação, qualquer que ela seja — e ali se disse “concluiu após a degolação por sua mão”, referindo-se ao término da degolação. Do mesmo modo, aqui se diz “completava o esfolamento”, isto é, terminava de esfolar e removia toda a pele. E quanto a “três vezes, no mínimo”: significa que não se lavavam as vísceras com água menos de três vezes, podendo-se acrescentar todas as lavagens adicionais que fossem possíveis.
Bartenura explica que “não quebrava nele a perna” refere-se ao modo como os açougueiros costumam fazer, cortando a perna junto com a pele que a recobre; em vez disso, o sacerdote perfurava sob o joelho — parte que é vendida junto com a cabeça — e pendurava o animal por ali, esfolando a perna junto com o restante do corpo; e isso ensina que as patas inferiores estão incluídas no esfolamento. Sobre “seu joelho” (arkubo): equivale a “arcubo”. Sobre “completava o esfolamento”: porque até então só havia esfolado até o peito, e a pele ainda estava presa ao restante do corpo. Sobre “tomava o peder”: refere-se à gordura proibida. Sobre “e a colocava sobre o local de degolação”: este é um modo de honrar o Alto, para que a sujeira do sangue da degolação não ficasse à mostra. Sobre “e o estômago enxaguavam-no”: separadamente, por causa dos resíduos em seu interior. Sobre “na casa dos enxaguadores”: uma câmara que havia no Templo; e não o lavavam junto com as demais vísceras, para não sujá-las. Sobre “três vezes”: porque os resíduos só saem delas com dificuldade, por serem finas. Sobre “no mínimo”: pelo menos; e, se quisesse lavá-las mais de três vezes, podia acrescentar.