Se havia vasos de esterco, vasos de pedra, vasos de terra [crua]: tudo é puro. Se havia um vaso conhecido como puro para o sagrado ou para a purificação: tudo é puro, pois todos são dignos de fé quanto à purificação, porque os vasos são puros; e os vasos de barro puros também protegem, juntamente com as paredes das tendas.
Depois de tratar da panela de barro comum, esta mishná apresenta dois casos em que a proteção sobre o sótão é ainda mais ampla e incondicional. O primeiro caso trata de vasos feitos de materiais que, por sua própria natureza, não recebem impureza alguma: vasos de esterco de gado seco, vasos de pedra, vasos de terra crua não cozida. Colocados sobre a arubá, tais vasos deixam tudo puro no sótão, sem as restrições que se aplicam ao vaso de barro comum — que só protege alimentos, líquidos e outros vasos de barro —, pois, não sendo eles próprios suscetíveis à impureza, protegem qualquer coisa que esteja com eles. O segundo caso é ainda mais notável: se o vaso colocado sobre a arubá é conhecido por ser reservado, e mantido puro, para uso sagrado (as oferendas do Templo) ou para a purificação com as cinzas da vaca ruiva, então tudo o que está no sótão permanece puro — mesmo que esse vaso seja de barro, e mesmo que pertença a um homem do povo, que normalmente não é digno de fé quanto à pureza de seus próprios vasos. A razão é que, quando se trata de assuntos sagrados ou da purificação, os sábios confiaram em todo israelita, mesmo no am ha’aretz, para que ninguém fosse levado a construir um altar particular por desconfiança geral. A mishná fecha com o princípio que sustenta ambos os casos: vasos que são puros — seja por sua natureza, seja por confiança quanto ao seu uso sagrado — protegem tudo o que está com eles, exatamente como as paredes de uma tenda protegem o que está dentro dela.
Disse que, se havia nessa arubá entre a casa e o sótão um vaso de esterco, ou vaso de pedra, ou vaso de terra crua, esses protegem tudo o que está no sótão — seja pessoa, sejam vasos, sejam alimentos e líquidos e vasos de barro —, pois estes não recebem impureza alguma, como já se explicou no décimo capítulo de Kelim; e por isso protegem por tampa hermética sobre os vasos. E já dissemos, quanto ao vaso de barro, que ele não protege por tampa hermética senão alimentos, líquidos e vasos de barro apenas, por ser impuro aos olhos do am ha’aretz, como explicamos ali, no décimo de Kelim. Por isso diz aqui que, quando havia nessa arubá um vaso conhecido como puro para o sagrado ou para a purificação, ele protege tudo o que está no sótão, mesmo sendo vaso de barro — pois a causa pela qual dissemos que o vaso de barro não protege tudo já foi removida. E explica a remoção dessa causa, e diz que todos são dignos de fé quanto à purificação — isto é, quanto à pureza da vaca ruiva —, pois, quando reservam esse vaso para a purificação, dizem dele que é puro, e ainda que seja de um am ha’aretz, ele é digno de fé; e apoiaram-se, para isso, no versículo (Bemidbar 19:9): “e será para a comunidade dos filhos de Israel como guarda, para as águas de purificação; é purificação” — disseram: todos são dignos de fé quanto à sua guarda. E, do mesmo modo, se esse vaso de barro é puro para o sagrado, a santidade da coisa não impede que até mesmo um am ha’aretz seja digno de fé quanto a ele, como já se explicou no final de Chaguigá (24b), onde dizem: “todos são dignos de fé quanto à pureza do vinho e do azeite do sagrado durante todos os dias do ano”. E, como dissemos, seja vaso de sagrado, seja de purificação, mesmo que seja de barro, ele é puro aos olhos do am ha’aretz; dissemos que ele protege nesse sótão, por ser um vaso puro — e isto é o que dissemos, que um vaso impuro não se interpõe. E disse aqui, por causa dos vasos de barro puros, esta medida a título de explicação: por que protegem tudo? Porque os vasos de pedra, de terra e de esterco são puros, e assim também os vasos de barro puros para o sagrado e para a purificação são tidos por puros, mesmo do am ha’aretz. E voltou a outra norma, e disse: “e protegem, juntamente com as paredes das tendas” — isto é, que, assim como os vasos protegem na parte superior da tenda por cobertura apenas, como se explicou na mishná sobre a arubá entre a casa e o sótão, também protegem os vasos quando as bocas desses vasos estão cobertas junto às paredes das tendas; e trouxe o exemplo disso, e disse [na mishná seguinte]:
Sobre “vasos de esterco”: feitos de fezes secas de gado.
Sobre “vasos de pedra e vasos de terra”: todos esses vasos, mesmo em mão de um homem do povo, são puros. E, se estão colocados sobre a arubá, protegem tudo, mesmo os vasos sujeitos apenas à imersão [para purificação].
Sobre “se havia um vaso conhecido como puro para o sagrado e para a purificação”: pois os sábios confiaram os homens do povo quanto ao sagrado, para que cada um não fosse construir um altar particular para si mesmo; por isso, o vaso puro para o sagrado protege tudo, mesmo segundo Bet Shamai. E, do mesmo modo, eles são dignos de fé quanto à purificação [das cinzas] da vaca [ruiva], pois está escrito (Bemidbar 19): “e será para a comunidade dos filhos de Israel como guarda” — todos são dignos de fé quanto à sua guarda.
Sobre “porque os vasos são puros”: como, por exemplo, vasos de esterco, vasos de pedra e vasos de terra, que são puros por não receberem impureza. E, do mesmo modo, os vasos de barro que são puros quando são para o sagrado e para a purificação. Ainda que sejam de um homem do povo, ele é digno de fé, pois o homem do povo é digno de fé quanto ao sagrado e à purificação, como dissemos.
Sobre “todos estes protegem, juntamente com as paredes das tendas”: isto é, interpõem-se diante da impureza quando estão colocados em lugar onde há paredes de tendas; e essa arubá entre a casa e o sótão é considerada como as paredes das tendas. Mas, em lugar onde não há paredes, não protegem, como se explicará adiante.